Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
23 de Abril de 2024

Reforma da Previdência: relatório altera pontos da proposta enviada pelo governo

Publicado por Bruno Schettini
há 5 anos

Na tarde desta quinta-feira (13), o relator da PEC 6/2019 (Reforma da Previdência), deputado Samuel Moreira (PSDB-SP), apresentou seu relatório na Comissão Especial da Câmara dos Deputados.

Dentre diversas alterações em relação ao texto original da PEC, o relator manteve os 15 anos (180 contribuições) de carência para concessão de aposentadoria para a trabalhadora urbana, enquanto que para os homens subirá para 20 anos.

Como esperado, no âmbito da aposentadoria rural, o relatório manteve a atual regra de idade reduzida (55 anos para mulheres e 60 anos para homens), bem como excluiu as modificações no BPC-LOAS e a possibilidade de instituição de um sistema de capitalização.

O relatório ainda criou uma regra adicional de transição, estabelecendo a possibilidade de aposentadoria aos que até a entrada em vigor da PEC possuírem 28 anos de tempo de contribuição se mulher ou 33 anos se homem, acrescido de um pedágio de 50% do tempo que faltaria para completar 30 e 35 anos para mulher e homem, respectivamente.

Por fim, outra mudança relevante diz respeito aos professores. A proposta original previa idade mínima de 60 anos para professores e professoras. O relator decidiu manter os 60 anos para homens, mas diminuir para 57 anos para as mulheres.

Íntegra do relatório: https://www.câmara.leg.br/proposicoesWeb/prop_mostrarintegra?codteor=1764374&filename=PRL+1+PEC0...

Fonte: Yoshiaki Yamamoto

  • Sobre o autorAdvogado Criminalista especialista em Direito e Processo Penal em Belo Horizonte
  • Publicações79
  • Seguidores38
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações189
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/reforma-da-previdencia-relatorio-altera-pontos-da-proposta-enviada-pelo-governo/723629154

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)